Reconstrução com Prótese

Reconstrução com Prótese

 

Esta técnica pode ser empregada para as pacientes que têm indicação de retirada total da mama (mastectomia). Com o surgimento dos novos modelos de próteses em diversos formatos, são várias as possibilidades de personalização do tratamento para que possam ser obtidos os melhores resultados. A reconstrução com prótese tem sido a opção de escolha em muitos serviços que realizam este tipo de cirurgia em todo o mundo.

Como é feita: é a confecção de um espaço entre a musculatura e o tórax e a inserção da prótese nesse local, no mesmo ato da mastectomia. O remodelamento da mama contralateral (não doente), com o objetivo de simetrização, pode ser necessário em alguns casos. Ele é feito, na maioria das vezes, na mesma cirurgia. No Instituto de Mama de Campinas, enquanto uma equipe está realizando o procedimento oncológico da mastectomia, outra, simultaneamente, realiza a mamoplastia redutora ou mastopexia (redução e/ou suspensão) da mama contralateral (não doente). Dessa maneira, o tempo operatório não aumenta. A reconstrução com a prótese costuma durar cerca de 1 hora.

Quais as vantagens: este procedimento traz a vantagem da rapidez com que ele é realizado e do pós-operatório mais tranquilo. Traz bons resultados na reconstrução da mama, devido à sua textura natural e durabilidade. As próteses utilizadas em cirurgia de reconstrução são homologadas pela ANVISA (Agência Nacional de Saúde) e conta com garantia dos fabricantes.

Quais os riscos: os riscos estão relacionados basicamente à prótese. Como ela é um corpo estranho, o organismo precisa se adaptar à sua presença, o que ocorre com a maioria das pacientes. O risco de perda da prótese por rejeição ou infecção é inferior a 10% dos casos neste tipo de cirurgia. As próteses de última geração não precisam ser trocadas, apenas se ocorrer o seu rompimento ou se houver endurecimento da cápsula que reveste o implante.
Como é o pós-operatório: o pós-operatório, na maioria das vezes, é tranquilo e indolor. Um pouco de desconforto pode existir com a prótese, no início, até sua adaptação. Geralmente, nesse tipo de cirurgia, é colocado um dreno que é retirado em 7 a 10 dias do procedimento, na dependência da quantidade de drenagem. É indicado o uso de um sutiã modelador noite e dia durante o primeiro mês. Devem-se evitar movimentos amplos e bruscos dos braços ou esforços com peso. As mamas podem ficar inchadas durante 4 semanas. Após esse período, o edema deve diminuir. O resultado estético final ocorre entre o 3º e o 6º mês da cirurgia.

entre em contato conosco

(19) 98135-9345