Linfonodo Sentinela

Linfonodo Sentinela

Esta técnica foi desenvolvida para identificar o primeiro linfonodo da axila que recebe a drenagem linfática da mama. Dessa maneira, tem-se, durante o ato cirúrgico, a informação em tempo real sobre a extensão do câncer de mama para a axila. A partir desse resultado, a equipe médica pode realizar a linfadenectomia axilar completa ou interromper a cirurgia da axila imediatamente.

Como é feita:

Através de injeção, na mama, de substâncias que fazem exatamente o mesmo caminho que as células tumorais fariam em direção à axila. Essas substâncias podem ser um corante azulado chamado “Azul Patente” ou um radiomarcador que será identificado por um aparelho de Medicina Nuclear. Pode-se ainda optar pelo uso das duas técnicas combinadas, em situações especiais.

Quais as vantagens:

A realização da técnica de linfonodo sentinela tem uma enorme vantagem em relação ao esvaziamento axilar. Com o emprego dessa técnica, as funções motoras e sensitivas do braço praticamente não se alteram, ao passo que, quando realizada a linfadenectomia completa, existem algumas restrições importantes à vida da paciente, tais como: impossibilidade de pegar veia no braço, fazer cutícula, fazer depilação, pegar peso e medir pressão arterial.

Quais os riscos:

A técnica de linfonodo sentinela é consagrada e amplamente utilizada. No entanto, como complicações, é possível que haja algum grau de alteração da sensibilidade da parte interna do braço, algum grau de edema crônico (restrito a uma parcela muito pequena dos casos) e, quando utilizada a técnica com Azul Patente, pode-se ter uma marcação permanente, em tom azulado, na pele (em até 7% dos casos).

Como é o pós-operatório:

Nesse caso o pós-operatório tem maior relação com a cirurgia realizada na mama do que propriamente na axila. A incisão costuma ser pequena, cerca de 3 a 4 cm, e ter rápida cicatrização, propiciando o retorno da paciente às suas atividades habituais.

entre em contato conosco

(19) 98135-9345