
Linfadenectomia Axilar
Linfadenectomia Axilar
Também conhecida como axilectomia, consiste na retirada cirúrgica de um ou mais grupos de linfonodos axilares, portanto, pode ser parcial ou total.
Mediante a análise do material pelo médico patologista, é possível saber se existe metástase do tumor mamário, já que essa via é o caminho mais comum de propagação das células comprometidas. O principal objetivo é o de obter informações para orientar o tratamento posterior, mas, em caso de confirmação, exerce também uma função curativa.
COMO EVITAR OS LINFEDEMAS
A técnica deve ser sempre aprimorada no sentido de serem evitados futuros linfedemas, que são inchaços do membro superior, bem como lesões desnecessárias de feixes nervosos.
Após a linfadenectomia, deve-se evitar qualquer situação que possa levar a uma infecção do membro superior afetado, como: punções arteriais ou venosas, retirada de cutículas, depilação axilar com elementos cortantes e atividades que possam oferecer risco de ferimentos (ex.: jardinagem ou qualquer outra que necessite de luvas de proteção). Caso se instale um processo infeccioso por qualquer motivo, deve-se intervir de pronto, para que o tratamento possa evitar danos crônicos na circulação linfática, já debilitada, deste membro.
A prática da fisioterapia reabilitadora precoce pode ajudar, tanto para estimular a circulação linfática como também para manter a amplitude dos movimentos do membro superior.

entre em contato conosco
(19) 98135-9345