Reconstrução da mama com retalhos
Reconstrução da mama com retalhos
A reconstrução mamária é um passo muito importante no tratamento do câncer de mama e pode ser feita de várias formas. Quando utilizamos outras áreas do corpo para devolver volume e formato para a mama, dizemos que a reconstrução foi feita com retalhos autólogos.
São técnicas muito utilizadas nos casos em que necessitamos substituir grande parte da pele da mama ou da cicatriz da mastectomia, em pacientes que fizeram radioterapia, por exemplo. Mostra-se então um importante tratamento adicional à cirurgia, já que a qualidade da pele do local foi modificada, inviabilizando a reconstrução mamária com a colocação direta de prótese.
Tipos de reconstrução com retalhos
- Retalho do Músculo Grande Dorsal: utiliza a pele, a gordura e o músculo das costas (grande dorsal) e, na maioria das vezes, é colocada uma prótese de silicone para alcançar o volume adequado. A retirada do músculo do seu lugar de origem geralmente não leva a nenhum prejuízo, no entanto, pacientes que praticam alguns esportes específicos devem conversar com seu médico sobre possíveis restrições.
- Retalho do Músculo Reto do Abdome: utiliza a porção inferior do abdome (abaixo do umbigo) com pele, gordura e músculo reto abdominal. Nesta cirurgia, o abdome da paciente fica com o resultado de uma cirurgia plástica (abdominoplastia), mas, ao invés de desprezar o excesso de tecido retirado, o cirurgião utiliza este tecido para moldar uma nova mama para a paciente. Geralmente não se usam próteses neste tipo de cirurgia.
- Outros tipos de retalhos também podem ser utilizados, a depender das especificidades de cada paciente, como por exemplo, os casos de maior complexidade que necessitam de cirurgias microscópicas, os chamados “retalhos autólogos livres”.
entre em contato conosco
(19) 98135-9345