Seguimento pós-câncer
Seguimento pós-câncer
O término do tratamento do câncer de mama representa o fim de uma difícil fase, mas o início de uma outra na qual o medo de possíveis recidivas passa a ser um sentimento muito forte que só vai se esvaindo ao longo dos anos.
As visitas ao médico vão atender a uma rotina regular, que vai ser determinada pelo grau de risco de cada caso, sendo que após cinco anos poderá existir um espaçamento maior até com visitas anuais.
Nestas consultas são avaliados possíveis sintomas e são realizados exame clínico das mamas e axilas e exames rotineiros, como mamografias e ultrassom de mamas, sendo que outros – ressonância magnética, tomografias, ultrassom de abdômen e pélvis, raio X de tórax, PET-Scan e marcadores tumorais – vão sendo indicados conforme o caso.
Esses momentos também são importantes para se tirar dúvidas ou até mesmo expor ansiedades, pois muitas pacientes acabam guardando para si inseguranças que podem ser desmistificadas muitas vezes de forma simples através de uma conversa franca com o seu médico.