Reconstrução Mamária
Reconstrução Mamária
Existem diferentes maneiras de reconstruir a mama. São denominadas “reconstruções parciais imediatas” aquelas em que o mastologista retira a área onde está o câncer, e o tecido mamário que permanece é reorganizado de maneira a não deixar um defeito no local; e aquelas, como as mamoplastias redutoras, em que são utilizadas técnicas mais específicas, que envolvem retirada de glândula, de pele e reposicionamento do mamilo no momento do tratamento do câncer.
Nos casos em que foi realizada a mastectomia, chamamos de “reconstrução total da mama” quando o mastologista utiliza próteses ou retalhos para devolver formato e volume à mama, e obtém-se um bom resultado estético já de imediato. Em alguns casos específicos, nos quais a reconstrução imediata não pode ser realizada, existe a possibilidade de ser feita posteriormente, sendo denominada “reconstrução mamária tardia”.
A paciente sempre deve participar da decisão sobre o tipo de cirurgia a ser realizada, estando ciente sobre a viabilidade das técnicas mais específicas de reconstrução e tendo muita clareza em relação aos riscos e aos benefícios oferecidos por cada uma delas.