Duvidas em relação a estética após cirurgia oncológica

 Duvidas em relação a estética após cirurgia oncológica

Passado o tratamento oncológico, uma das principais preocupações das mulheres é de como ficará a parte cosmética pós-tratamento. Obviamente que essa dúvida deverá levar em consideração a cirurgia inicial pela qual a paciente passou. Em termos de cirurgias modernas, existem diversas situações nas quais se aplicam técnicas reconstrutivas de forma conjunta, o que resulta em efeitos estéticos mais satisfatórios no curto prazo. Quando consideramos as intervenções oncológicas sem técnicas desconstrutivas iniciais – que, apesar de cada vez mais raras, ainda têm suas indicações –, podemos necessitar de novos procedimentos para que se consiga um bom resultado estético final. De fato, independentemente da técnica inicial empregada ou do uso de técnicas oncoplásticas; cedo ou tarde a paciente conseguirá obter resultados bastante satisfatórios que lhe garantirão qualidade de vida.

Pós Cancer

Uma vez passados o momento do diagnóstico e o tratamento inicial – que muitas vezes inclui cirurgia, quimioterapia e radioterapia –, muitas pacientes entram em uma fase de manutenção com uso de medicamentos anti-hormonais, e outras poucas, com terapias-alvo. A extensão ou a necessidade desses tratamentos deverão estar de acordo com diversas variáveis, como o tipo da doença e seu estadiamento. Reestabelecida a rotina pós-tratamento inicial, a paciente estará apta a desempenhar suas funções profissionais, praticamente sem restrições, bem como a realizar atividades físicas e a ter uma vida social bastante normal.
Os retornos para consultas devem acontecer a cada 4 meses, durante os 2 primeiros anos, e, após esse período, elas poderão ser espaçadas em semestres. A paciente deverá seguir as orientações por período indeterminado até que receba alta do seu médico.

Compartilhe esse conteúdo